terça-feira, novembro 11, 2008

Liberdade da Imprensa

A organização Repórteres Sem Fronteiras publica um ranking dos países de acordo com a situação da liberdade de imprensa. "To compile this ranking, Reporters Without Borders asked journalists, researchers, jurists and human rights activists to fill out a questionnaire evaluating respect for press freedom in a particular country" (Para compilar este ranking, Repórteres Sem Fronteiras solicitaram a jornalistas, pesquisadoras e ativistas de direitos humanos que preenchessem um questionário de avaliação sobre a liberdade de imprensa num determinado país).

O resultado não me surpreende, Na verdade o que me surpreende é a falta de divulgação do mesmo. Claro está que uma maioria não se conforma - nem se interessa - com os resultados do mesmo. Com eu tenho dito, quando uma realidade é desfavorável a essa gente (comunistas e outros defensores do pensamento único), eles simplesmente negam a realidade, contestam a informação, fingem que a situação vergonhosa inexiste.

Gostaria de ouvir deles justificativas para o posicionamento das suas proclamadas e sempre defendidas "democracias" comunistas, e o porquê delas se encontrarem posicionadas (sem nenhuma surpresa) como os piores lugares do mundo no que se refere à liberdade de imprensa. Por que será que esses países tem tanto medo da verdade?

Os exemplos são vários: alguém sabe responder o porquê dos americanos (agressores - e em alguns casos em realidade o são mesmo!) estão posicionados em 32º lugar e os agredidos, os democratas vietnamitas - sempre saudados por essa gente! - estão na posição 159º - ou entre as 10 piores do mundo? Ou por que será que Cuba - a sonífera ilha paraíso de Fidel! - ocupa o penúltimo lugar? Não espero que alguém me responda, ou vou ficar esperando, mas bem sentado.

Nenhum comentário: