terça-feira, maio 01, 2007

Dia dos Números

Hoje é o dia do Trabalho. O que podemos comemorar? Pleno emprego? Divisão social das riquezas? Cobrança justa dos impostos? ...... ? O quê? Próceres governistas apresentam números e dizem que são eles que devemos comemorar. Eu vejo os meus números e eles só me dizem que o meu salário só encolhe. Em quem devo acreditar: nos números de sonho deles, ou nos meus, que doem na minha carne?

Tantos por cento mais nisso, tantos milhões a mais daquilo, o dobro disso, o recorde daquilo, muito bem... mas e os meus números? Como faço para eles virarem esses outros, como faço para os números reais virarem os números que só escuto na boca desses profetas da eterna aventurança? Os economistas são sábios: dizem que a culpa é dos trabalhadores, nossa, que temos excesso de direitos.

Eu sempre achei que nós íamos, além de pagar o pato, ser responsabilizados por tudo isso que está aí. E, e certa forma, somos porque cometemos alguns pecados capitais: o maior deles? Não sabemos votar; outro o de sermos elitistas, não abrimos mão de direitos trabalhistas ultrapassados em nome do capital e do pleno emprego.

Que a data de hoje seja pois de conscientização. Que cada trabalhador brasileiro bata no peito e diga: "mea culpa, mea máxima culpa".

Nenhum comentário: