domingo, julho 30, 2006

Felicidade

Leio no jornal que pesquisadores descobriram que a Dinamarca é o país onde vivem as pessoas mais felizes do mundo. Não me causa nenhuma supresa. Deveria! As pessoas mais felizes do planeta vivem num país nórdico, de clima frio! Eu imaginava que deveriam viver ser numa das ilhas da polinésia, numa daquelas tribos dos mares azuis, tomando água de coco e comendo frutos do mar, tendo como pano de fundo uma daquelas paisagens paradísiacas.

A gente se engana, muitas vezes faz uma previsão e erra. Mas não erra de muito. Lembro que escrevi uma crônica, um pouco antes dessa copa do mundo, dizendo que preferia viver num desses países nórdicos do primeiro mundo do que ser hexacampeão mundial de futebol; o óbvio: futebol só enche barriga de quem vive profissionalmente dele, para o resto é só ilusão. Eu estava certo, essa pesquisa confirma que, mesmo sem serem campeões do mundo de futebol, eles são os mais felizes do mundo.

A mesma pesquisa informa que o Burundi é o lugar das pessoas mais infelizes do mundo e que, entre 125 paises pesquisados, nós ocupamos a 82ª posição. Não está de todo mal, podia ser pior. Embora essa pesquisa, com certeza não espelhe a nossa realidade, a profunda e injusta distribuição de renda nacional; certamente temos aqui uma Dinamarca e vários Burundis.

Nenhum comentário: