quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Para não cair nas balelas...

Há que se ter um pouco de conhecimento, há que se estar informado, tudo para não cair nas balelas, nas "bravatas" que nos são apresentadas com a maior cara de pau. Nosso "querido" presidente ocupa os palanques para fazer propaganda política sobre os propalados incentivos para a aquisição e construção da casa própria.

Vamos analisar o todo que foi anunciado, com a presença de ministros, com todo aquele aparato. Dos 17 e meio bilhões de reais, os recursos anunciados para o programa, só constitui dinheiro novo, que seria o incentivo do programa, aquilo que justificaria o palanque, esse meio bilhão, porque os outros dezessete bilhões, ou são da iniciativa privada, ou já faziam parte dos programas habitacionais do governo.

Do programa de incentivo - redução dos impostos de alguns dos materiais utilizados na construção - como uma forma de estimular a construção da casa própria, que gerou toda aquela conversa de entrar nas empresas exigindo redução de preço - vamos criar agora os "fiscais do Lulinha" -, segundo dados do Sinduscon - Sindicato da Construção Civil de São Paulo - representa uma diminuição no custo total da obra de 1,2%, ou seja, numa casa de 10 mil reais uma economia de 120 reais.

Então, foi para isso que está aí todo esse palanque? Rede rede nacional, com um grande alarido? Como todos podem ver são medidas de alcance limitado, sem grandes conseqüências para a população. Em suma, mais uma bravata, aliás, coisa de político, politicagem pura.

Nenhum comentário: