sexta-feira, janeiro 20, 2006

Coquetel

Eu sou, como a maioria dos brasileiros, o resultado de um coquetel de raças. Um bisavô português casado com uma índia paraguaia, outro português casado com uma italiana. Dois avôs portugueses casados com duas italianas. E voilá! Ou talvez seja melhor dizer que apareceu no mundo essa praga que está aqui.

Eu ainda tenho uma avó viva, com 90 anos, vó Catarina, uma italiana, uma Nichelle, a outra avó já é falecida, vó Julieta, outra italiana, uma Bertoni. Lembro com carinho da avó Julieta, uma italiana bonachona, que estava sempre achando que estavamos com fome. - Espera um pouco que eu vou fritar uns ovos pra ti. - Espera que eu vou te servir uma fatia de pão. - Espera que eu vou fazer um sanduíche. - Espera que... Sempre oferecendo e preparando algum lanche.

Os dois avôs, já falecidos, Jardelino e Jacy, Fernandes de Souza, nada mais português. Jardelino mais bom vivant, tocador de violão, festeiro; Jacy mais circunspecto, sempre as voltas com as suas palavras cruzadas, adorava corrida de cavalos.

Eu tenho essa sorte, conheci em vida todos os avos e inclusive uma bisavó. Sempre gosto de escrever alguma coisa sobre eles, para deixar gravada um pouco dessa história.

Nenhum comentário: