sábado, dezembro 17, 2005

Novas x Velhas Tecnologias

Usabilidade e acessibilidade são dois conceitos do momento na internet - embora "podcast*" tenha sido eleita a palavra do ano - e tabless é uma das palavras que os agrega. TABLESS, que traduzido do inglês significa “sem tabelas”, não é uma novidade, não é tecnologia, nem uma linguagem de desenvolvimento para a Web, é uma metodologia de desenvolvimento de sites para a internet nos padrões da W3C, onde cada é usada na função para qual foi criada.

A chave da definição de TABLESS está no final do parágrafo anterior: "onde cada é usada na função para qual foi criada", porque os desenvolvedores web usaram os comandos, as tags de HTLM de uma forma "criativa"; por exemplo, o comando usado para criar uma tabela foi "desviado da sua função" e empregado para formatar - dividir - as várias seções de uma página. Capisce?

Pois eu resolvi usar todo esse aparato "muderno" e criar um blog com um "leiaute tabless", com usabilidade e acessibilidade, que chique, heim! Me ferrei! Meu, só deu zebra, foi uma confusão de CSS - folhas de estilo - com HTML, no final das contas, uma coisa que era para ser feita em meia hora no máximo, demorou seis horas e não ficou pronta.

Resultado: fiz um "leiaute tablecom", ou seja, acabei usando as velhas tabelas de guerra. E tudo deu certo, tudo funcionou, tudo ficou bem bonito. As novas tecnologias ainda vão ter que esperar mais um pouco por mim...

*Podcast é uma inteligente união de Ipod - marca do mp3 player da Aplle - com broadcast - difundir em inglês.

Nenhum comentário: