sexta-feira, fevereiro 20, 2009

A mentira politizada

Mentira é mentira. Verdade. Isso é o óbvio e é a lógica que rege a vida dos comuns mortais. Na política nada é tão mentiroso que não possa receber uma maquiagem para passar por verdade. Verdade. Escuto de várias bocas petistas a afirmação de que não há um palanque montado para a companheira Estela, para mãe Dilma de Painho.

Mentira. Todo mundo sabe que a ministra está no palanque há mais de um ano, e está ao lado de Painho. Tanto sabem que a própria "mãe" já admitiu o fato. Mas mesmo essa descarada mentira pode receber uma necessária e sofisticada maquiagem para tentar fazer a trolha nos descer garganta a baixo. Para os mais metidos a besta a coisa soa como uma ofensa, um achincalhe à inteligência.

Mas não é só a lógica, a ética entre os políticos também não funciona da mesma forma que a ética dos comuns dos mortais. Tudo o que é considerado procedimento condenável na vida dos comuns dos mortais, não o é, necessariamente, considerado da mesma forma no mundo "deles", no mundo dos políticos.

Está aí o senador Jarbas Vasconcelos que não me deixa mentir.

Nenhum comentário: