domingo, setembro 21, 2008

O Grande Colisor de Hádrons



Assim como todo mundo, ou pelo menos como a maioria, imagino, fiquei curioso com as notícias que envolvem essa experiência levada a efeito pelo CERN, acrônimo das iniciais em língua francesa de CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire" (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear).

Trata-se do Grande Colisor de Hádrons, nome aportuguesado de "Large Hadron Collider" (LHC) , que entrou em funcionamento no último dia 10 de setembro, naquele que é considerado o maior experimento científico desse século.

O propósito desse grande aparato técnológico, um anel subterrâneo de 27 quilômetros de extensãoconstruído a 100 metros de profundida nos arredores de Genebra/Suiça, é provocar a colisão de prótons com a intenção de simular em menor escala o "big bang" que teria dado início ao universo.

O experimento gerou muita polêmica entre altos membros da comunidade científica mundial, pois segundo os detratores do projeto, haveria a possiblilidade de que "o experimento saísse fora do controle e provocasse a criação de um imenso buraco negro que engoliria todo o universo conhecido".

Para alegria desse grupo - e dos profetas do apocalipse! -, o experimento sofreu contratempos devido ao vazamento de hélio, gás responsável pelo resfriamento de parte do equipamento, e ficará inoperante por pelo menos dois meses para receber os devidos reparos.

Até lá teremos pelo menos mais dois meses de vida :-)...

Nenhum comentário: