Monday, September 18, 2006

Crescer? Em qual dos mundos?

Qualidades tais como bondade, paciência, caridade, humildade, cordialidade são algumas daquelas que nos fazem crescer no mundo espiritual. Qualidades como ambição, competitividade, liderança (mando?) são aquelas que importam no mundo dos negócios. Se você analisar com profundidade verá que muitas são qualidades que se opõem. Como conciliar, por exemplo, humildade com liderança? Ou bondade com ambição?

Ficamos numa encruzilhada, para crescermos num mundo é necessário decrescer no outro, numa espécie de balança entre um bem e outro bem. Querer ser grande nessa terra é optar por ser pequeno nos valores espirituais, e vice-versa. Não é uma escolha fácil. Alguns dirão que é possível conciliar o inconciliável, eu entendo ser uma tarefa de difícil - ou impossível? - consecução. Dizem que a sabedoria está no meio termo, existirá esse meio termo? Quem sabe?

1 comment:

Drica said...

Tenho sofrido com essas escolhas. É duro quando se tem a consciência do erro. Quando somos ignorantes, não somos culpados, erramos sem saber, mas quando sabemos o 'bicho pega'.
Eu preferiria crescer no mundo espiritual, porém, sei que não estou conseguindo. O mundo nos 'arrasta' para coisas que pecam contra a espiritualidade. Bendidos aqueles que conseguem o equilíbrio, ou a consciliação dos dois mundos.
Beijinhos e tudo de bom!!