Friday, March 31, 2006

Somos perfeitamente imperfeitos

Estava escrevendo ontem os "Dez Mandamentos do Bem Blogar" em um outro blog. E, por estranho que possa parecer, embora sabendo que estava errando, eu dizia que nem sempre cumpria com todos os mandamentos. Assim somos todos nós: perfeitamente imperfeitos. Nós erramos, e não podemos dizer que em todas as vezes que erramos nós não sabíamos do que nosso erro. Muitas vezes o erro é consciente, um pecado proposital. Isso faz parte da nossa natureza humana, que nos fez imperfeitos.

A nossa atitude diante dos nossos e dos erros dos outros é que faz toda a diferença. Diante dos erros dos outros temos obrigação de ser, senão condescentes, ao menos humanos, no sentido de reconhecer que os erros acontecem e de que todos são passíveis de errar. Acho que não é necessário fazer aqui citações bíblicas e outras que dizem da importância do perdão. Diante dos nossos erros temos que adotar uma postura crítica, mas sempre positiva, que funciona no sentido de identificar os erros e de procurar não mais cometê-los.

A perfeição, se é que ela existe, continua sendo uma qualidade mais próxima das máquinas.

1 comment:

Drica said...

Deus é a perfeição!!
Quanto ao restante de post... Concordo em gênero, número e grau. Temos que perdoar os outros e também nos perdoar. Lógico que sem sermos hipócritas, falsos, mas com sensatez, verdade. Errar é 'humano', mas persistir no erro... É burrice!! Desculpe se o comentário parecer meio desconexo. Devem ser as 15 horas de trabalho de hoje!! Beijinhos e tudo de bom!