Saturday, March 18, 2006

Parafraseando Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues gostava muito de falar dos canalhas. E foi ao falar deles que disse "que nunca viu um canalha chegar na boca do palco e declarar em alto e bom som: eu sou um canalha". E essa falta de sinceridade não se aplica somente aos canalhas e a canalhice, mas se aplica a tudo, ninguém gosta de declarar públicamente os seus defeitos.

Ao contrário! Aos nossos olhos nós somos nada menos do que perfeitos! Somos dotados de qualidades notáveis, que somente não são reconhecidas, ou pela total falta de humildade dos nossos semelhantes, ou pela total cegueira dos outros, que parecem não ver o óbvio. E assim é que nós, os humanos, constituímos essa multidão de perfeitos que cometem inexplicavelmente uma infinitude de erros.

1 comment:

Drica said...

Quanto ao post anterior, acho que nunca conheci alguém que fosse uma constante. Geralmente, as pessoas têm essas variações de humor, comportamento mesmo, não é?!
E sobre o post atual: "quem não tem defeitos, que atire a primeira pedra." Muito sábio o Senhor quem disse isso, não acha?! Podemos até não divulgar nossos defeitos, mas todos somos conscientes deles.
Beijinhos e até!!