quarta-feira, dezembro 28, 2005

Endez

Você sabe o que endez significa? Não deve fazer a menor idéia, não é mesmo? E sabe do que mais? Não faz a menor falta esse seu não saber o que significa a palavra “endez”; creia-me, você não vai perder a grande chance por isso, nem mesmo aquela promoção que estava esperando.

Endez faz parte daquele grande grupo de palavras que compõem a chamada “cultura inútil” de um idioma; são as palavras que fazem parte de um grupo, e cujo entendimento só faz falta para uma meia dúzia de cidadãos de todo um país que se enquadram nesse grupo (se chega a fazer tanta falta!).

Mas vamos ver o que endez significa, vamos descobrir esse mistério. Endez é o que se deixa no ninho como chamariz para outras galinhas fazerem a postura no local (diz-se de ovo). No popular, é uma espécie de ovo de madeira que faz com as outras galinhas se sintam estimuladas a por outros ovos (parece que as galinham gostam desse tipo de competição, nisso elas se parecem com os humanos, que também são competitivos - obs.: essa é uma nota inútil do autor).

Mas pera aí! Qual o significado de todo um post sobre endez? Por acaso o autor está querendo sugerir algo? Algo impróprio? Não, longe de mim querer sugerir qualquer coisa feia! Estou empregando o termo para fazer uma associação. Como estou precisando de uma espécie de “endez de comentários”, sabem como é? Um tipo de comentário que estimule os outros a comentarem…

Alguma idéia do que possa servir de endez?

Nenhum comentário: