quinta-feira, outubro 27, 2005

O Ex-País do Futebol

O Brasil é o País do Futebol, certo? Você acha? Pois eu tenho as minhas dúvidas. Para que fossemos merecedores do título, o futebol deveria estar incluído entre as coisas mais importantes da nação. Você vai dizer que está incluído, que o futebol é coisa muito importante neste País.
Posso tentar provar o contrário? Vou usar só um argumento. Em praticamente todo o mundo (até mesmo em locais aonde o futebol não têm a menor importância) qualquer partida disputada em dia útil - no meio da semana - é realizada no horário das 21 horas.
Esse horário não tem nada de mágico, não é nenhum número cabalístico, ele é escolhido para permitir que os trabalhadores tenham tempo de se deslocar até os estádios e, ainda, para que possam retornar a suas casas não muito tarde, já que o dia seguinte não é de futebol, é de basquete.
Mas isso não ocorre no Brasil, no chamado "País do Futebol" o futebol do meio da semana começa às 21:45 horas, no popular horário das quinze prás dez, tudo para não interferir com algo ainda mais importante: com a novela das nove horas!
Nosso futebol hoje já não pertence mais ao povo, atualmente ele pertence a uma rede de televisão, que dita (compra) as regras, tudo de acordo com o que é melhor para ela. E entenda nesse ditar realmente tudo: regulamentos, horários, quem ve o quê, etc. (Tenho minhas dúvidas com esse campeonato suspeito se não acaba influindo até em quem será o futuro campeão!).

Nenhum comentário: