segunda-feira, maio 19, 2008

Profissionalismo

Toda a prática leva a perfeição. Até a prática da mentira, da dissimulação. Qualquer mentiroso é capaz de inventar uma história, mas só um mentiroso profissional passa verossimilhança, convence os incautos sobre o que afirma. Eu sou um cético, não sou dos acreditam naquela história de que a mentira tem pernas curtas. E, se tem, a coisa vai longe porque, se as pernas são curtas, o passo é ligeiro.

Trabalhei algum tempo numa tarefa em que ouvia histórias, e ouvi muitas histórias contadas por muitos mentirosos. Não, não me entendam mal, isso não é um elogio, pelo contrário, eu não fui um bom profissional nessa tarefa, deixava-me convencer com muita facilidade, tinha o defeito número um de qualquer investigador: acreditava demais nas pessoas, na humanidade.


Hoje, ao assistir a essas CPIs, percebo que, mesmo não sendo um profissional na matéria, aprendi alguma coisa. Como mente essa gente! E com que capacidade!

Nenhum comentário: